topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Culturais » O Pai Natal desceu à cidade de Toronto


O Pai Natal desceu à cidade de Toronto

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

No passado Domingo, dia 18 de Novembro, realizou-se o evento mais expressivo no calendário festivo da cidade de Toronto, não só por ser um dos mais antigos (veio para as ruas no ano de 1904), ou quiçá o mais antigo, como pela presença de povo (com cerca dum milhão de pessoas) que se concentrou pelas ruas do itinerário.

Este desfile de celebração do Natal é por todos nós conhecido por Parada do Pai Natal (na comunidade lusa) e por Santa Claus’ Parade, aqui no Canadá. Segundo muitos entendidos esta parada é a maior do continente norte americano dedicada às crianças.

Como sempre esta Parada contou com participação de 2.500 voluntários e incluiu 22 de Bandas Musicais (Marching Bands) uma das quais portuguesa, a Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto, da Igreja portuguesa de Santa Maria, que garbosamente e com barretes vermelhos do Pai Natal nas cabeças,  desfilou, e tocou, temas alusivos desta quadra festiva, participação esta de longa data (cremos que há mais de dez anos). 

Este evento de quase três horas, contou também com 28 carros alegóricos com cenas e figuras emblemáticas das histórias infantis e, claro, com motivos também da quadra natalícia que se avizinha.

Um destes carros trazia uma réplica de 4 metros de altura, da taça da Liga Canadiana de Futebol Americano (The Canadian Footbal League) que completa este ano o seu centenário com o jogo decisivo dos campeões agendado para o próximo dia 25 de Novembro, aqui em Toronto.

A parada iniciou-se pelas 12.30 horas, meio-dia, na vizinhança do Christie Pits (Bloor e Grace Street) seguindo para leste na mencionada Bloor Street descendo depois pela University Avenue e terminando junto do St. Lawrence Market na Wellington e Jarvis Street.

Não havia no trajecto, por mais de 5 quilómetros de extensão, um simples espaço livre pois eram aos milhares e que se estendiam de ambos os lados do itinerário na sua maioria crianças acompanhas pelos pais e familiares, para verem aquela figura lendária vinda propositadamente do Pólo Norte para abrilhantar esta parada de enormes proporções e que seguia na cauda deste desfile, num enorme trenó puxado por renas lideradas pelo famoso e simpático Rudolfo, The Red Nose (do nariz vermelho).

Ho, ho, ho foram as risadas constantes do Pai Natal seguidas de “Merry Xmas” (Natal Feliz) e que as crianças erguiam e acenavam com os braços, de pé, para que aquele simpático velhinho as pudesse ver e as saudasse também, enquanto gritavam com toda a força dos seus pequenos pulmões,  Santa, Santa, Santa.

Valeu a pena, mais uma vez, assistirmos à passagem do Pai Natal e ver, ao nosso redor, a alegria e euforia  estampada nos rostos da pequenada bem como das risadas felizes de verem as centenas de palhaços que distribuíam balões, pulseiras e outros pequenos adornos natalícios e até pequenos bonecos.

As muitas bandas filarmónicas já atrás mencionadas davam também um charme de alegria à festividade tocando interruptamente musicas bem conhecidas da quadra do Natal. 

Só foi pena, e isto foi comentado por dezenas de pessoas no local onde "estacionamos os nossos sapatos, na University Ave. com a Dundas St. West, mesmo defronte do edifício onde se encontra o Consulado de Portugal em Toronto, para assim apreciar este extenso desfile.

É que, contrariamente do que era normal no passado (há mais de 30 anos que assistimos a este evento) a parte central desta larga avenida, foi reservada exclusivamente para os patrocinadores, com dezenas de seguranças e apenas umas quantas centenas de utilizadores enquanto defronte, do outro lado daquela artéria, onde nos encontrávamos, se concentravam uns largos milhares.

Pensamos não ser justo haver zonas do itinerário para os VIP, neste caso para patrocinadores. Pelo que estamos a ver, por este caminho, ainda chegará, num futuro mais ou menos próximo, de outros lugares serem reservados para outras mais entidades e este grande evento ser apenas, e apenas, direcionado aos felizardos. Ou será que já se está a privatizar as ruas de Toronto para estes casos de animação pública? Que o nosso Mayor Rob Ford nos esclareça.  

 

 

 

 

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Culturais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007